Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A conclusão


Três estudantes de jornalismo andaram pelas ruas de São Paulo durante quatro meses a procura da diversidade fashion que existe em cada zona o resultado você confere a seguir.
Começamos pelo lado Leste que abriga diferentes classes sociais na mesma zona. Encontramos no bairro do Anália Franco lojas luxuosas, que também tem filial na Oscar Freire, como por exemplo, a The Jeans Boutique. E ao mesmo tempo, no bairro ao lado, o Brás, roupas são vendidas nas banquinhas por 5 reais. Sim, os modelos do Brás são bem populares
Por ser muito grande, a parte que escolhemos da zona Sul para publicar no blog, nos mostrou a mesma diversidade, preço e estilo, que encontramos na zona Leste. O shopping Morumbi e o Largo treze representaram na Zona Sul a mesma coisa que o shopping Anália Franco e o Brás representaram na zona Leste. São Lugares próximos com preços aos extremos de opostos, modelos populares e consumidores com gostos extremos para escolher na hora da compra. A região Sul é vasta como foi dito a cima.  O bairro da Vila Mariana mostrou um lado mais popular. Quebrou o clichê de que na Sul tudo é mais caro ou melhor. O shopping Vila Mariana tem preços baixos e roupas populares.

Lá na zona Norte encontramos uma enorme área de comércio popular e atacadista,também varejista, na rua José Paulino constatamos que é possível encontrar um look BBB(bom, bonito e barato).  A moda apresentada pelas lojas é absolutamente in(na moda) e acessível. A variedade de peças, modelos e cores é enorme. Dá pra achar o que quiser. Embora tenha peças menos estenosas, dá pra contar com modelos finos e de bom gosto.

Na Zona Oeste conhecemos uma ferinha de Antiguidade que mistura o estilo retrô com modernidade, em um  local agradável, nos remete ao nostálgico. Enfim, recordar é viver.  Os expositores trazem objetos produzidos em ateliês e estilistas por eles próprios produtos.

Coincidência ou não, o Centro é quem descreve o que concluímos com esses meses. O resumo de São Paulo está no seu Centro. Pois, na rua Augusta tem uma moda formal, brechós, e modelos retrós. Enquanto na sua paralela, a Oscar Freire, é suntuosa. A inauguração de uma loja é um evento que reúne celebridades, socialites, e pessoas de notoriedade de São Paulo. A Augusta é tímida em relação aos preços da Oscar Freire. Curioso perceber como a moda desta é muito glamourizada e valorizada.  E nesse mesmo centro que é divergente no sentido do valor da marca, na avenida Paulista as feirinhas trazem seus expositores que produzem e vendem a própria confecção, só que por estarem nesse local tão valorizado, não hesitam em elevar o preço do seu produto.

Portanto, em São Paulo tem tudo. Para o rico, o pobre, o consumista, o mão de vaca, o descolado, o careta, o tradicional, o fashion, o executivo, a madame. Basta achar sua tribo. Talvez pela sua extensão é possível justificar essa abrangência, a partir disso, então, percebemos que algumas pessoas não saem de seu bairro para conhecer o que a cidade tem a lhe oferecer. É tudo perto e longe ao mesmo tempo.
Realmente a experiência foi válida não só para cumprir com tarefas acadêmicas, como para experiência de vida e cultural, o aprendizado retirado das visitas foi essencial para perceber a importância do trabalho jornalístico, conhecer transmitir conhecimento para a sociedade.
Inclusive  decidimos nomear o blog: Cultura da Moda em São Paulo.  É a cultura do cada um faz/encontra seu estilo.

Um abraço!
Luiza Belloni, Paula Ruotolo e Priscila Ferraz. 

José Paulino - Zona Norte


A José Paulino é a rua de São Paulo que mais parece um shopping. Ao andar você até cruza com camelôs e mini barraquinhas de bugigangas, mas as vitrines são todas pensadas de uma forma mais comercial. Pode-se dizer que é um shopping a céu aberto!
E os preços encontrados só reforçam a idéia de uma rua barata, mas mais elitizada do que o Brás, por exemplo. É claro que encontramos jaquetas de R$ 39. Mas também de R$ 300 – sendo esta média de preços a maioria.
Sendo uma rua com tamanha diversidade, fica difícil não enxergar as diferenças de loja para loja. Lá não é nada separado: não tem essa de lojas melhores de um lado, ou em um quarteirão, e lojas ‘piores’ separadas. É tudo junto, porta a porta. Galerias com preços camaradas vendendo camisas transparentes a R$ 40 dividem a mesma parede com lojas em que uma camisa parecida custa R$ 120.
Neste caso não precisa andar muito para achar uma peça igual ou parecida por um preço menor. A verdade é que a economia só vai te custar alguns passos – e um pouco de paciência.
É claro que quem vai sempre já sabe aonde comprar e quais lojas possuem os melhores preços. Mas é possível encontrar de tudo: madame com relógio verdadeiro, ‘madame’ com relógio falso, pessoas de renda mais baixa, estudantes e até famílias inteiras! Todos eles com o mesmo objetivo: comprar. E levar para casa aquilo que chamamos o semestre inteiro neste blog de cultura da moda.

Vitrine com as tendências atuais

Camelô com bijuterias

Vitrine e entrada de uma loja

Vitrine

domingo, 10 de junho de 2012

Feira de Antiguidades da Praça Benedito Calixto

Oi gente,
Fomos conhecer a feira de Antiguidade na Praça Benedito Calixto, uma popular feira que acontece na Rua Teodoro Sampaio, Zona Oeste de São Paulo.
Criada em 1987, a feira atrai todos os tipos de públicos que estão à procura de antiguidades e raridades de anos passados, como óculos, discos de vinil, brechós, jóias e bijuterias, relógios, pratarias e mais um montão de outras coisas.
Mas a feira não oferece apenas antiguidades. Lá também tem galerias com artesãos e estilistas que vendem seus produtos todos novos. O local também conta com música ao vivo e comidas para todos os gostos! A feira funciona o dia inteiro, aos sábados, e é uma ótima opção para quem quer saber mais sobre as antigas culturas e suas diferentes modas!
Querem saber o que achamos lá? Confiram essas fotos:













domingo, 27 de maio de 2012

Cultura da moda do Séc XIX na Oscar Freire!

Pessoal, 
Achei uma matéria bem legal sobre a Oscar Freire, do site Clacridéias, confiram:


Oscar Freire se veste com roupa do sec XIX

im1
Meia noite em Paris, até poderia ser o titulo do filme do diretor Woody Allen, mas não. Foi o final da Promenade Chandon 2011, que na quinta edição fez da Oscar Freire a rua Luz do Jardins.
Com frio de 10 graus, pingos de chuva e bolhas de champagne nas taças, o público contemplou arte no luxuoso cenário que, este ano, foi inspirado no Grand Palais, um monumento arquitetônico do patrimônio francês construído em 1900 que fez qualquer convidado de 2011 se sentir na França do século XIX ao caminhar entre pessoas vestidas com figurino de época.
O quadrilátero formado pelas ruas Bela Cintra, Oscar Freire, Haddock Lobo e Sarandi foi transformado em um verdadeiro boulevard com dreito a apresentações de musicas francesas. Confiram o vídeo:
Gabriela Moreno e Karina Garita
Gabriela Moreno e Karina Garita
A equipe de Comunicação e Marketing da marca, bem representada por Gabriela Moreno e Karina Garita trabalharam e muito para realizar o evento com a participação das 30 grifes de luxo e moda que participaram da programação especial ao longo do dia. O brinde principal foi apos a abertura do evento que este ano a Chandon ecolheu como madrinhas da Promenade, as atrizes Paola de Oliveira e Maria Cândido.





Contijo Pinto, Paola Ioliveira, Davide Marcovitch, Maria Cândido e Sérgio Degese
Contijo Pinto, Paola Ioliveira, Davide Marcovitch, Maria Cândido e Sérgio Degese
Após a abertura oficial em frente a Louis Vuitton, outras lojas abriram as portas, champagnes e algumas o sofisticado estojo de maquiagem também.
Pedro Barcelos maqueia Patricia Xavier
Pedro Barcelos maqueia Patricia Xavier
Vitrine da CartierNa vitrine da Cartier, os produtos sinônimo de luxo e sofisticação, dividiram espaços da prateira com a Chandon e em entrevista para ClaCridéias, a diretora de marketing e operações da America Latina Veronique Claverie falou que o Brasil é a menina dos olhos da Marca, ao informar que em 2012 a grife vai abrir, mais duas lojas brasileiras , uma no Village Mall, shopping de luxo previsto para ser inaugurado no início do próximo ano, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A outra será em um centro de compras em São Paulo não revelado por Véronique.









Já a loja da Victor Hugo da Oscar Freire, aproveitou a Promenade para brindar com os clientes a coleção 2012, que chegou com bolsas marcadas por elementos naturais, mix de texturas e cores, com a presença de tons como amarelo, azul, laranja e rosa, em variações mais suaves, além da presença do color blocking, que marca a coleção com mescla de tonalidades vibrantes.
A melhor balada da noite, foi indiscutivelmente a The Jeans Boutique, a maior rede de lojas de Jeans Premium do Brasil que comercializa Diesel, Seven, Calvin Klein, Carmim, Cavalera, Iódice e John John.
Os proprietários da loja que são ribeirãopretanos, Roberto e Vera, substituiram os manequins da vitrine por celebridades. Cauã Reymond e Rodrigo Lombardi não pararam o trânsito, porque a CET já havia interditado, mas deixou muita gente paralizada na frente da loja.
Congetionamento humano em frente da The Jeans
Congetionamento humano em frente da The Jeans
Vera mostra marca premium de Jeans
Vera mostra marca premium de Jeans
Dentro da Vitrine Cauã Reymond e Paola Oliveira
Dentro da Vitrine Cauã Reymond e Paola Oliveira
E como entre celebridades sempre há espaço para um Astro, olha o que o ator que dá vida e charme ao personagem da Janete Clair falou ao público do CláCridéias.
Para quem não quiz ficar dentro das lojas, caminhar foi a melhor opção.
Andriete de Almeida Prado no foco do Lambe Lambe
Andriete de Almeida Prado no foco do Lambe Lambe
Músicos se apresntam na Rua Oscar Freire
Músicos se apresntam na Rua Oscar Freire
O diretor de Publicidade da Online Editora, Bobby Krell, aproveitou para viver uma noite lúdica com a filha Manuela, e como simpatia passa de pais para filho, a garotinha que já mostra que herdou o gosto pelo universo fashion da mãe com o emprendedorismo do pai, falou que espera que São Paulo tenha mais inciativas como a Promenade que coseguiu reunir talentos, diversão e principalmente muitas familias nas ruas.
Bobby Krell com a filha Manuela
Bobby Krell com a filha Manuela
Jessia Krell
Jessia Krell
Já para a mãe de Manuela , Jessia Krell, que foi consultora de marketing para marcas da fabricante de bebidas Pernod Ricard Brasil e Chivas, o mercado de luxo brasileiro possui um público ativo de consumidores.
A ambaixadora de luxo disse que esse público merece ser reconhecido com festas como a da Chandon. Noites borbulhantes que fez até chover champagne nas ruas mais luxuosas de São Paulo.
Vejam quem brindou nas ruas, dentro das lojas e até no Gallery, balada oficial da Promenade 2011:




Sergio Degese e Davide Marcovitch
Sergio Degese e Davide Marcovitch
Emmanuel Bassoleil
Emmanuel Bassoleil
Roberto Korall e Carla Silvarolli
Roberto Korall e Carla Silvarolli
Veronique Claverie em entrevista para ClaCridéias
Veronique Claverie em entrevista para ClaCridéias
Marília e Andriete Almeida Prado
Marília e Andriete Almeida Prado
Vera e Roberto
Vera e Roberto
Dayse Gasparian
Dayse Gasparian
Ângela Di Verbeno e Patrcia Rollo
Ângela Di Verbeno e Patrcia Rollo
Casal Antigo
Casal Antigo

Quer saber mais sobre o site? 
Quem quizer continuar no clima francês dos anos 20 não precisa esperar a Promenade Chandon 2012, basta assistir o filme Meia Noite em Paris. Depois de passar pela Espanha com o filme Vicky Cristina Barcelona e muitas vezes insistir em Londres, Woody Allen finalmente encontrou a Nova York européia usando a Cidade Luz como cenário para compor sua mais bela história dirigida por ele nos ultimos anos. Vejam a magia de estar a meia noite em Paris.

terça-feira, 22 de maio de 2012

A cultura consumista da Oscar Freire

Trabalhar na rua mais luxuosa de São Paulo não é fácil.Passar todos os dias em frente àquelas vitrines, admirar aquelas roupas, sapatos e produtos de beleza das marcas mais famosas...É realmente difícil. O mais curioso de frequentar a Rua Oscar Freire é notar o que está em sua volta, tentar ao menos. Ela não é apenas uma rua, é uma passarela, as pessoas se comportam assim. A impressão é que elas não estão andando, e sim desfilando.
É engraçado pensar que uma rua pode mudar tanto o jeito de andar, dirigir, de falar daquelas que a frequentam. É como se fosse outra atmosfera, outra realidade. Quando estou indo para o meu trabalho - quase sempre com muita pressa - as pessoas andam com tanta calma, conversando, dando risada...Eles não estão no lugar errado, eu que estou.
Lá é um lugar pra isso, tudo é voltado para a o consumismo e não para quem vai para trabalhar. As ruas não tem buracos e as calçadas são milimetricamente lisas e uniforme, as vitrines chamam atenção não pelo "70% off" mas pelo conceito da marca. São roupas e acessórios simples, mas sofisticados, como podemos ver nas fotos:


O que também chama atenção é a estratégia de compra que as lojas têm. Como já disse, eles não vendem roupas e sim um conceito, um status, tanto que não é preciso evidenciar a marca para o cliente, apenas as roupas, isso é, os nomes das lojas não são tão iluminadas quanto as vitrines e isso ficar mais perceptível à noite:


Particularmente, tudo o que se vende lá é de muito bom gosto, e você paga por isso. Seja a rua bem iluminada, a segurança em cada loja, serviços de táxi a cada esquina, cafés ao longo do trajeto...Tudo para tornar sua tarde e noite de compras uma ótima opção. 


Podemos ver muita discrepância entre a Oscar Freire e as ruas em que já passamos, nas quais suas calçadas eram terrivelmente precárias e a segurança no local era impensável, como no Brás e no Largo Treze. É passando por esses lugares que você vê que a moda não é apenas uma questão cultural, mas principalmente do consumismo, do seu poder de compra. 
Ainda assim, como diria Caetano Veloso, cada um sabe a dor e a delícia de ser...um brasileiro. E mesmo saindo do Brás, passando pelo Largo Treze, subindo e descendo a rua Augusta e desfilando na Oscar Freire, uma coisa não muda...


O orgulho de ser o que é!

domingo, 20 de maio de 2012

Alta Augusta


Continuando a série centro...
Fomos conferir a alta Augusta que conta com duas  galerias com estilos bem diferentes(Galeria Ouro Fino e Galeria Le Village), alguns brechós e lojas de sapatos sociais.
A loja Au Bottier possui sapatos e botas com plataformas usadas e modelos inusitados. 


A Galeria Ouro Fino conta com lojas mais transadas, encontramos um modelito masculino nada convencional !!

 Encontramos até uma casa de cultura indígena 

Já a Galeria le Village conta com estilo mais social, roupas para trabalho.